Educação de

qualidade

Prefeitura de Lavrinhas

O Município de Lavrinhas até o ano de 2022 não possuía Creche e assim, não cumpria a Legislação Federal nº 9.394 / 1996. O Executivo Municipal estava sempre empenhado em buscar recursos junto às esferas Estadual e Federal, porém não estava sendo contemplado. 

Além disso, o Tribunal de Contas e o Ministério Público monitoravam a situação e clamavam por uma solução imediata. No mês de agosto de 2022 aconteceu a Fiscalização in loco do Agente do Tribunal de Contas e o Chefe do Executivo Municipal comprometeu-se a tomar uma atitude imediata para atender a demanda existente. 

Desta feita a Prefeitura Municipal de Lavrinhas identificou um prédio público no Bairro Capela do Jacu e imediatamente solicitou a Secretaria de Planejamento e Obras que realizasse um estudo e elaboração de projeto de reforma do mesmo.

Contato: educacao@lavrinhas.sp.gov.br / vazaline070@gmail.com

Prefeitura Municipal de Redenção da Serra

O Pé na Estrada envolve todos os alunos da Rede Municipal de Redenção da Serra. Atualmente temos aproximadamente 70% de nossos alunos cadastrados em programas assistenciais do governo, e a mesma porcentagem de alunos residentes em zona rural. O projeto além de levar o aprendizado baseado em experiências reais fora da sala aula, também, contempla um lado social, pois proporciona aos nossos alunos uma bagagem na área cultural, social e de conscientização de preservação ao meio ambiente. 

Ele acontece desde a 1ª ETAPA da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Cada etapa e série os alunos são levados à uma viagem específica relacionada ao currículo que estão estudando, por exemplo: A 1ª Etapa da Educação Infantil aprende em sala de aula sobre a vida dos dinossauros como tema principal e outros animais. Após a conclusão da temática que pode durar semanas ou meses (projetos), dependendo do interesse e desenvolvimento das aulas, levamos nossos alunos para o Projeto Selva na cidade de Taubaté, onde eles podem vivenciar o aprendizado de forma real, tocando, questionando, trocando informações com os colegas, monitores e professores. Já um outro exemplo é a viagem dos alunos do 3º do Ensino Fundamental que vão para cidade de Ubatuba, fazendo uma visita técnica ao projeto Tamar e em seguida vão para praia acompanhados de uma parceria com o corpo de bombeiros da cidade. 

Nesta viagem eles também, vivenciam na prática sobre a vida marinha, os cuidados necessários com o meio ambiente e depois trazem esse conhecimento para dentro da escola e, também em suas residências. outras séries fazem viagens para museus, como o Cata-Vento em São Paulo.

Contato: educacao@redencaodaserra.sp.gov.br/ gabinete@redencaodaserra.sp.gov.br

Prefeitura de São José dos Campos

O Sistema Cicloviário de São José dos Campos é uma rede integrada de infraestruturas, serviços, ações e elementos que visam o incentivo do uso da bicicleta como um modal de transporte sustentável, seguro, confortável e econômico. Ele é composto por: Ciclovias, Ciclofaixas, Ciclorrotas, Bicicletários e paraciclos, Bike Point, Sistemas de compartilhamento de bicicletas públicas e Ações complementares, como programas de educação, comunicação e mobilização social. Atualmente, a cidade possui 184 km de ciclovias e ciclofaixas, conectando as regiões da cidade e oferecendo à população uma infraestrutura segura e confortável para a circulação de bicicletas. Para o futuro, temos mais de 31 km estão em construção, outros 21 km já foram contratados e 42 km estão projetados para futuras obras, totalizando 278 km previstos para os próximos anos. 

Em 2016, a cidade contava com apenas 79 km. O serviço de bicicletas compartilhadas de SJC é integrado ao sistema de Transporte Público, permitindo que os usuários acumulem créditos no Bilhete Único para utilizar as bicicletas. Para cada viagem de ônibus é acumulado um crédito para ser utilizado nas viagens de bike.Os usuários também podem alugar as bicicletas sem utilizar o cartão do ônibus, cadastrando seu cartão de crédito no aplicativo do serviço BikeSJC, tendo 3 opções de tarifa: por tempo, por dia ou por mês. Ao todo são 600 bicicletas disponíveis em 55 estações distribuídas em todas as regiões da cidade, democratizando a oferta deste serviço. As bicicletas foram doadas pela Receita Federal, através do Programa Receita Cidadã, que destina mercadorias apreendidas para ser utilizadas em projetos sociais, beneficiando à população. O Bike Point são pontos que possuem equipamentos para atender as necessidades dos ciclistas, como banco, bebedouro (inclusive para pets), torneira para lavagem da bicicleta, calibrador de pneus e iluminação. Atualmente temos um ponto instalado as margens da ciclovia da Avenida Linneu de Moura, mas o objetivo é ampliar para todas as regiões da cidade, incluindo no Parque da Cidade, Via Cambuí e Parque Ribeirão Vermelho. Os Bicicletários e paraciclos da cidade estão posicionados estrategicamente, próximos aos pontos de interesse da população, disseminando o conceito do uso da bicicleta como um modal de transporte eficiente, sustentável e com infraestrutura capaz de absorver a demanda existe e ampliar a oferta. Informações sobre a infraestrutura do Sistema Cicloviário podem ser visualizadas através da plataforma GEOSANJA (https://geosanja.sjc.sp.gov.br/), que é um portal online que oferece acesso a informações geográficas e serviços públicos de São José dos Campos. 

O portal foi lançado no final de 2019 e é uma ferramenta para a disseminação de informações urbanas e ambientais da cidade. Dentre as Ações Complementares do Sistema Cicloviário temos as ações educativas desenvolvidas pelo EDUCAMOB, um setor dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, dedicado a promoção da Mobilidade Urbana Segura, focada principalmente nos atores mais vulneráveis do trânsito, como pedestres e ciclistas. São ações estratégicas, que utilizam uma abordagem e linguagem de acordo com o público alvo, visando maior impacto e eficácia na mensagem transmitida. Essas ações contam com a parceria de outras instituições governamentais na área de segurança, saúde e ensino, além dos parceiros da sociedade civil, indústrias e comércios.

Contato: carolina.anjos@sjc.sp.gov.br / valeria.teixeira@fundhas.org.br

Prefeitura de Monteiro Lobato

O livro “Emília ODS – Retalhos coloridos para mudar o mundo” foi elaborado pelo escritor André Barreto, em parceria com a Prefeitura do Município de Monteiro Lobato, por meio da Secretaria de Educação. 

O objetivo do livro foi apresentar às crianças e adolescentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de uma maneira lúdica, divertida e conectada com a obra do Sítio do Picapau Amarelo, do autor José Bento Monteiro Lobato. Acreditamos que essa iniciativa pode ser a vencedora entre as concorrentes por seu conceito inovador e exclusivo. A personagem Emília, conhecida e viva na memória de milhões de brasileiros, foi transformada em “Embaixadora dos ODS” quando sua peruca colorida passou a abrigar os símbolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, todos os personagens do Sítio do Picapau Amarelo foram integrados na narrativa literária, apresentando o significado de cada sigla para crianças, jovens e até mesmo adultos. Nesse sentido, com o suporte do livro, os ODS ficaram mais acessíveis entre a população de Monteiro Lobato. As crianças aprendem na escola e levam seus conhecimentos para suas casas e suas famílias. No ano de 2023, o livro “Emília ODS – Retalhos coloridos para mudar o mundo” passou a fazer parte, oficialmente, do Projeto Político Pedagógico (PPP) da rede municipal de ensino de Monteiro Lobato-SP. Trata-se de um documento que norteia o processo de ensino e aprendizagem e, também, as relações que acontecem no espaço escolar. 

Com isso, o PPP concentra a missão, os valores, a filosofia, a identidade e a proposta pedagógica de uma escola, além de mostrar como ela precisa atuar para proporcionar uma educação de qualidade. Por todos esses elementos apresentados, o livro também se destaca por seu perfil abrangente e global, visto que ele pode ser inserido em outros cenários e em outros municípios do estado e do país. A personagem Emília, que está em domínio público, é um símbolo nacional que nasceu no Vale do Paraíba, e que pode dialogar com as crianças do Brasil inteiro.

Contatos: andrebarrt@gmail.com / andrebarreto.escritor@gmail.com

Prefeitura de Pindamonhangaba

De iniciativa inédita na rede municipal de educação básica, o Projeto tem como proposta o conhecimento acerca dos direitos das crianças e adolescentes, na perspectiva da garantia da proteção integral e na prevenção a todos os tipos de violência. 

Fundamentado no conjunto de leis da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA/1990, o projeto visa a identificação e a prevenção da violação de direitos, o combate ao preconceito/racismo, a promoção da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O referido Projeto tem apresentado destaque em virtude do impacto e da grande contribuição para toda comunidade escolar.

Contatos: asocial.educacao@pindamonhangaba.sp.gov.br / greb.setor8@pindamonhangaba.sp.gov.br

Prefeitura de Guaratinguetá

A FLIG – Festa Literária de Guaratinguetá é uma iniciativa da Prefeitura, sendo realizada pela Secretaria de Cultura e conta com a parceria das escolas públicas/particulares, escritores, fazedores de cultura/economia criativa e empresas locais. 

Desde sua primeira edição em 2019, o evento oferece uma programação diversificada com atividades voltadas para o público infantil, juvenil e adulto. Tem como maior objetivo estimular a prática da leitura, da escrita e do acesso à literatura, pra além de trazer à tona temas necessários através de palestras, rodas de conversa, shows lítero-musicais, contações de histórias, lançamentos de livro, cantinho da leitura e a promoção da economia criativa local, proporcionando uma valiosa interação entre leitores, autores e fazedores de cultura que compartilham suas reflexões, histórias, ideias e produtos. Os temas abordados pelas mesas, pelas palestras e demais apresentações são: educação, literatura, cultura, equidade racial, equidade de gênero, meio ambiente, sustentabilidade, diversidade em geral, patrimônio, memória, história, filosofia e iniciativas sociais. O evento também conta com o espaço da economia criativa que comercializa produtos de consumo imediato no local, mas também disponibiliza para compra itens de artesanato, decoração, geléias, comésticos, essências, mel silvestre, bebidas artesanais, entre outros, tudo produzido na cidade, em zona urbana e rural. A atividade acontece no Espaço Multiuso, zona central da urbe, geralmente tem 4 dias de duração, manhã, tarde e noite, traz as escolas públicas para a atividade com o apoio logístico da prefeitura e também conta com um concurso de redação voltado para a rede municipal, que tem sua premiação após término da Festa Literária. 

A FLIG em suas edições envolveu mais de 15.000,00 alunos, mais 300 profissionais entre artistas e escritores, divulgando e fortalecendo a produção literária do Vale do Paraíba, mas também propiciando a interface com escritores, pensadores e artistas de todo o país. Importante destacar a parceria com as instituições locais como SENAC, SEBRAE, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Educação, fato que nos deixa felizes e acreditando cada vez mais que uma sociedade melhor tem relação com o envolvimento de diversos âmbitos de uma população. Por isso entendemos que a FLIG é uma iniciativa que preza pela educação de qualidade, que também se enquadra na Gestão Sustentável e incrementa o Bem Estar Social.

Contatos: alinedamasio0@gmail.com / alinedamasio@guaratingueta.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela

O programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela tem o objetivo de desenvolver a consciência ecológica nos alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, contendo atualmente 6689 estudantes. Esses alunos se tornarão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Objetiva também contribuir por um município ambientalmente saudável, conservando assim, a sua integridade ecológica. Os projetos visam estreitar o relacionamento com o meio ambiente, diminuir os impactos sociais e econômicos com parcerias e engajamento comunitário. 

Incentivo à participação de ações que promovem a qualidade das vidas no município e principalmente nas escolas com projetos que visam estreitar os laços com o ambiente por meio de atividades práticas que contribuem com o desenvolvimento da consciência ecológica. Através da separação do lixo dentro da cozinha das unidades escolares, as composteiras também cuidam da questão de economia e correto descarte de nossos rejeitos para minimizar os custos e também os malefícios desses materiais indevidamente descartados na cidade. Além de ser uma forma de criação de renda a partir da produção de adubo orgânico produzidos nas composteiras, trata das questões do descarte do lixo em nossa cidade, podendo-se pesquisar o destino e os custos dessa operação, sempre convidando os alunos a pensarem em novas propostas e soluções a nível da escola e também municipal. As hortas presentes em algumas escolas tratam de questões voltadas para o conhecimento da vida, da saúde e do desenvolvimento do cidadão por inteiro e pode ainda aproveitar os insumos conseguidos nas composteiras. 

O Projeto “Água e óleo não se misturam” visa à conservação dos recursos hídricos do Município de Ilhabela por meio da conscientização dos alunos e comunidade com relação ao descarte de óleo. Através do descarte correto de pilhas conscientizar que esses resíduos contêm metais pesados em sua composição que podem ser prejudiciais à saúde humana quando em altas concentrações no nosso organismo, e também são nocivos a outras formas de vida. O projeto em parceria com o Instituto Verde Azul traz informações sobre as espécies de baleias e golfinhos presentes em nosso município contribuindo para a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, de forma ética e responsável, ensinando, conscientizando e sensibilizando os seres humanos, mostrando as ameaças e desafios que estes animais enfrentam, pesquisando e buscando soluções para protegê-los e mantê-los no planeta.

Contatos: gabinete.educacao@ilhabela.sp.gov.br / educacao@ilhabela.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba

De iniciativa inédita na rede municipal de ensino, o Projeto tem como proposta o conhecimento acerca dos direitos das crianças e adolescentes, na perspectiva da garantia da proteção integral e na prevenção a todos os tipos de violência. 

Fundamentado no conjunto de leis da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA/1990, o Projeto visa a identificação e a prevenção da violação de direitos, o combate ao preconceito/racismo, a promoção da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O referido Projeto tem apresentado destaque em virtude do impacto e da grande contribuição para toda comunidade escolar.

Contatos: asocial.educacao@pindamonhangaba.sp.gov.br / educacao@pindamonhangaba.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Educação de Lorena

A Secretaria Municipal de Educação de Lorena, após estudo sistemático e análise dos dados do IDEB, estabeleceu um plano de ação com o foco em mitigar as defasagens ocasionadas pela Pandemia da COVID 19 especialmente no ciclo de alfabetização. Em regime de colaboração com a Secretaria de Educação do Estado de SP, por meio da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, foi estabelecida a parceria para a realização do projeto aprender juntos cujo o foco pautava-se em trabalhar as defasagens e o aprofundamento das habilidades essenciais para alfabetização. Por meio de avaliações periódicas de escrita e leitura, realizou-se o mapeamento dos níveis de escrita e leitura, garantindo o progresso de todos os estudantes por meio de propostas colaborativas e desafiadoras, levando cada aluno a refletir, debater e construir seu próprio conhecimento, tornando-se protagonista de sua aprendizagem. As propostas do projeto eram desenvolvidas por meio de agrupamentos produtivos, uma estratégia metodológica que permite ao educador ser mediador do conhecimento, podendo circular entre os diferentes grupos formados, auxiliando de forma pontual cada criança, respeitando seu processo de aprendizado, personalizando o ensino. 

As avaliações diagnósticas de fluência leitora e de sondagem de hipótese de escrita foram fundamentais para a realização do acompanhamento e planejamento das ações realizadas em sala de aula. Em consonância com a proposta citada acima, foi também realizada a parceria com o SESI, por meio do Programa Recompondo Saberes, que  atuou na formação dos professores da Rede Municipal, com o objetivo de formar o professor para trabalhar com as habilidades essenciais, através de tecnologias educacionais, oferecendo avaliações diagnósticas para todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede, acompanhamento em sala de aula para os docentes e a oferta de material de orientação didática específico para os professores, o que permitiu o avanço na aquisição das habilidades essenciais dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, evidenciadas por meio das avaliações de acompanhamento e partilhados e debatidos com as Unidades Escolares para fins de constantes intervenções. 

Essas parcerias contribuíram para a melhoria da aprendizagem e estão comprovadas por meio das avaliações externas de fluência leitora e do próprio IDEB. A Secretaria Municipal de Educação, com base nos bons resultados apresentados por meio do projeto aprender juntos e do programa recompondo saberes, estabeleceu seu compromisso em assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos buscando novas parcerias e oportunidades para garantir a alfabetização na idade certa, firmando o compromisso com o MEC por meio da adesão ao CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) que tem como objetivo principal garantir 100% das crianças alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental. 

Esse compromisso oportunizou a continuidade das formações para os docentes alfabetizadores trazendo reflexões sobre as metodologias e estratégias utilizadas em sala de aula principalmente para a formação de leitores, pilar para a alfabetização. Além da formação continuada para os docentes, a SME investiu na compra de livros literários para o projeto de leitura das Unidades Escolares para que a leitura também pudesse se estender aos familiares dos estudantes, ampliando os saberes para além dos muros da escola, garantindo a parceria da família.

Contatos: soniaquino.smel01@gmail.com / educacao@lorena.sp.gov.br