Inovação e

empreendedorismo

Cultura empreendedora nas escolas - São Sebastião

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO

Este projeto merece ser premiado por sua capacidade de integrar educação, empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes. Através da parceria estratégica com o SEBRAE, ações concretas por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e muni-curso “empreenda rápido” e o desenvolvimento de habilidades da Cultura Empreendedora para toda a Rede Municipal, a iniciativa gera um impacto profundo na comunidade escolar, fortalecendo vínculos e promovendo a transformação social. Além disso, a Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas, que ocorre anualmente, integra alunos, professores, gestores, demais servidores e comunidade em prol da qualidade na Educação promovida por meio do empreendedorismo. O projeto foi idealizado para que os estudantes: • Desenvolvessem atributos e atitudes necessárias para gerência da própria vida (pessoal, profissional e social), pois ao cultivar habilidades como resiliência, planejamento e empatia, fortalecemos a vida pessoal, a vida profissional e a social, abrindo portas para o crescimento e o equilíbrio. 

Despertassem o espírito empreendedor em novas áreas de atuação, pois ao explorar novas áreas, nossos alunos abraçam a inovação, aprendem a identificar oportunidades e a transformar ideias em projetos, preparando-se para desafios diversos e a construção de um futuro promissor. Os resultados comprovam o sucesso da ação, pode-se ver que houve a disseminação de conceitos fundamentais de empreendedorismo, tais como iniciativa, persistência e planejamento, o projeto transformou as relações interpessoais, promoveu a inclusão digital e incentivou o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais para a cidadania ativa e o crescimento econômico sustentável (conforme evidências em anexo). Essa iniciativa relacionada a cultura empreendedora na Educação de São Sebastião – SP merece vencer o Prêmio por sua abordagem inovadora e impacto transformador na educação local. 

A inclusão do empreendedorismo no currículo oficial, foi respaldada por meio de decreto municipal, o que reflete o compromisso da cidade em preparar os alunos para o mundo empreendedor. A parceria estratégica com o SEBRAE viabilizou a capacitação dos professores e ofereceu recursos para desenvolvimento de habilidades empreendedoras nos estudantes. A realização da feira da cultura empreendedora evidencia, a cada ano, a integração entre escola e comunidade, promovendo a interação e a troca de experiências entre alunos, professores e empreendedores locais. 

O impacto positivo na formação dos estudantes, documentado por meio de registros e depoimentos, demonstra o êxito dessa iniciativa em estimular a criatividade, o pensamento crítico e a visão empreendedora dos jovens. Essa prática inovadora é um exemplo a ser seguido, inspirando outras cidades a adotarem estratégias educacionais que prepararão as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir de forma significativa no desenvolvimento socioeconômico local.

Contato: seduc@saosebastiao.sp.gov.br / eliana.arxer@educa.saosebastiao.sp.gov.br