Premiação reconheceu 18 iniciativas de gestão pública responsáveis, que promovem transparência, eficiência e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios da região
A AMVALE – Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte realizou na sexta-feira (29 de novembro) a cerimônia de premiação e encerramento do 1º Prêmio de Gestão Responsável, desenvolvido nos últimos meses com a participação de 31 cidades e gestões municipais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo. Ao todo, 87 projetos foram selecionados como finalistas de 18 categorias, sendo elas os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e uma inédita e principal de Gestão Responsável.
Atrelado a missão da Associação de promover desenvolvimento aos municípios da região, o Prêmio atua como um modelo de incentivo à implementação de políticas públicas sustentáveis e reconhecimento as gestões que promoveram eficiência no atual mandato. “Vejo hoje aqui o brilho no olhar dos gestores públicos que realizaram trabalhos competentes, foram classificados e receberam os prêmios. Alegria pela realização, de vermos projetos se tornando destaque, ter a sua iniciativa local sendo valorizada. Além disso, contextualizando o tema universal da Agenda 2030 da ONU, que visa fazer com que as cidades se desenvolvam economicamente, prosperem, combatam a erradicação da pobreza, e com que as pessoas vivam bem e com qualidade de vida, preservando cidades e o entorno que vivem para as futuras gerações. Executamos o desenvolvimento sustentável por meio de políticas públicas, em práticas eficientes e que vão gerar um verdadeiro banco de projetos para as próximas administrações e mandatos”, compartilhou o Presidente da AMVALE e Prefeito de Cruzeiro-SP, Thales Gabriel.
A cerimônia, realizada em um buffet de Tremembé-SP, contou com a presença de cerca de 300 convidados, dentre eles o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, da Deputada Estadual, Letícia Aguiar, da Reitora da Universidade de Taubaté, Prof.ª Dr.ª Nara Perondi Fortes, além dos Prefeitos e Prefeitas dos municípios associados que compõem a AMVALE e encerram suas gestões no próximo dia 31 de dezembro. O Vice-Presidente da República, Dr. Geraldo Alckmin, enviou um vídeo parabenizando a realização. Logo, a Diretoria da Associação atribui o prestígio da presença de Kassab, ao representar o Governador e destacar o pioneirismo da região com a iniciativa, e a atenção de Alckmin em saudar as equipes, a disponibilidade do Estado de São Paulo e Governo Federal para com nossas cidades e gestões.
Desenvolvido com a consultoria técnica da empresa Sprint Dados, as cerca de 130 iniciativas recebidas no Prêmio foram avaliadas em duas fases, com base em quatro principais critérios: Gestão Responsável, Inovação, Abrangência/Extensão do Impacto e Replicabilidade/Escalabilidade. Após o cumprimento da segunda e última fase, elencando os finalistas, firmou-se a parceria com a UNITAU – Universidade de Taubaté, que por meio do CEUS – Centro de Estudos UNITAU Sustentável, realizou o processo avaliativo com professores avaliadores, examinando os projetos como técnicos. “Mais do que uma premiação, este evento carrega um pouco da essência da academia, se torna um espaço de aprendizado, de troca de experiências e de inspiração, fortalecendo a capacidade dos municípios em responder aos desafios do nosso tempo, desde a preservação do meio ambiente até a construção de sociedades mais inclusivas e equitativas”, pontuou a Reitora, atual responsável pela Universidade, que celebra seu Jubileu de Ouro (50 anos) no próximo dia 6 de dezembro e é protagonista na formação de profissionais qualificados, contribuindo com educação e pesquisa para o desenvolvimento regional e nacional.
Apoiadores
Na abertura da cerimônia tivemos uma breve e brilhante apresentação do professor e violinista João Marques da Silva Junior, da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, de Taubaté. Depois, contamos com a participação dos patrocinadores no decorrer da premiação: Caixa Econômica Federal, Planus do Brasil e Estrutura Eventos. Instituições essas que acreditaram na credibilidade da iniciativa e expuseram aos gestores públicos presentes os trabalhos desenvolvidos em suas empresas. Pela parceria aferida, agradecemos em nome de toda região.
Vencedores
Os municípios associados Ilhabela (bicampeã), Jambeiro, Lagoinha (bicampeã), Lorena, São José do Barreiro, Potim, Guaratinguetá, São José dos Campos (bicampeã), Cruzeiro, Pindamonhangaba (bicampeã), Igaratá, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e São Sebastião sagraram-se vencedores nas respectivas 18 categorias do Prêmio listadas abaixo. Os troféus oferecidos pela AMVALE às cidades foram artesanalmente produzidos pelo artista Eduardo Miguel Pardo, de Santo Antônio do Pinhal. Para Marta Braz, responsável pela iniciativa do município de São Sebastião vencedora da principal categoria de Gestão Responsável, denominada como “Educação Socioambiental se aprende por meio de projetos”, o reconhecimento é atribuído ao compromisso local de gestão e técnicos. “Estamos imensamente felizes e honrados em receber o Prêmio Gestão Responsável da AMVALE. Reconhecimento fruto do esforço coletivo e do compromisso com os projetos educacionais que atendem às metas e diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Agradeço a todos os profissionais envolvidos nesse trabalho transformador, que visa promover a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável para nossas futuras gerações. Este prêmio é um reflexo do impacto positivo que estamos gerando em nossa comunidade”, finalizou.
VENCEDORES PRÊMIO AMVALE DE GESTÃO RESPONSÁVEL
ODS 1 – ERRADICAÇÃO DA POBREZA
PREFEITURA DE ILHABELA
“CASA CAIÇARA – PROJETO DE MORADIA DE INTERESSE SOCIAL”
ODS 2 – FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
PREFEITURA DE JAMBEIRO
“AGRICULTURA FAMILIAR”
ODS 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR
PREFEITURA DE LAGOINHA
“PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)”
ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
PREFEITURA DE LORENA
“RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS”
ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO BARREIRO
“FEIRA DA GENTE”
ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO
PREFEITURA DE POTIM
“CONSTRUÇÕES DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA”
ODS 7 – ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL
PREFEITURA DE GUARATINGUETÁ
“SISTEMA DE RECARGA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL PARA ÔNIBUS E VEÍCULOS”
ODS 8 – TRABALHO E CRESCIMENTO ECONÔMICO
PREFEITURA DE ILHABELA
“ILHABELA BIRD WEEK”
ODS 9 – INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
“ENSINO 5.0 TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”
ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
PREFEITURA DE CRUZEIRO
“MUSEU DE TODOS, MUSEU PARA TODOS”
ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
“LINHA VERDE”
ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
PREFEITURA DE PINDAMONHANGABA
“PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CASA VERDE”
ODS 13 – AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
PREFEITURA DE LAGOINHA
“RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE”
ODS 14 – VIDA NA ÁGUA
PREFEITURA DE IGARATÁ
“VIVEIRO CONSERVADOR DAS ÁGUAS”
ODS 15 – VIDA TERRESTRE
PREFEITURA DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
“SEMEANDO FUTUROS”
ODS 16 – PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES
PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
“FOMENTO A ASSISTÊNCIA SOCIAL PINHALENSE E APAE”
ODS 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
PREFEITURA DE PINDAMONHANGABA
“TURISNIGHT PINDAMONHANGABA”
GESTÃO RESPONSÁVEL
PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO
“EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL POR MEIO DE PROJETOS”