Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Taubaté, com a participação de mais de 30 municípios e palestrantes referência em temas educacionais
A AMVALE – Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte realizou na terça-feira (23) uma reunião na cidade de Taubaté para o lançamento da sua terceira Câmara Técnica Temática, agora destinada a Educação. Mais de 30 Secretário(a)s Municipais de Educação e/ou gestores da pasta, além de alguns Prefeitos das cidades que compõem a Associação, estiveram presentes para iniciar o grupo que visa a troca de experiências, aprofundamento e avanços nas realidades e necessidades da pasta.
Sob a missão institucional de “Promover e difundir as boas políticas públicas e práticas de gestão entre os municípios associados fazendo a capacitação de servidores públicos e promovendo a transparência de conhecimentos, informações e tecnologias, visando o desenvolvimento social e ambiental da nossa região”, a Associação anuncia sua terceira CT após aferir profícuos resultados em prol das cidades da região com as já existentes CT AMVALE Cultura e a CT AMVALE Mulher. Assim, dando prosseguimento aos objetivos traçados para a entidade desde a sua fundação, a atual Diretoria e o Conselho de Prefeitos observaram a necessidade de também constituir um grupo com profissionais da educação para discussão e ampliação de políticas públicas regionais do setor, explanando desafios comuns e oferecendo meios de promover avanços no processo ensino-aprendizagem seja no âmbito de sala de aula, escola, como também da gestão das Secretarias Municipais de Educação.
O Prefeito de Caraguatatuba e Vice-Presidente da AMVALE pelos municípios do Litoral Norte, Aguilar Junior, representou a Diretoria no lançamento e pontuou na abertura suas expectativas. “Aqui na Associação discutimos temas dos mais variados, até porque estamos em uma das regiões que mais cresce no país, com cidades conurbadas e interligadas. E é aqui que queremos buscar essa democratização e o desenvolvimento de forma regional, buscando sempre parceiros como o Governo Estadual e o Governo Federal. As CTs AMVALE vêm para explorar nossas potências, as necessidades, e o enfrentamento aos problemas, com a oportunidade de reunir Prefeituras, seus Prefeitos, Secretários, Gestores, enriquecendo os conhecimentos e criando ações e projetos”, explicou.
A programação do encontro foi montada com palestras em temas elencados pelos próprios Secretários, após a AMVALE aplicar um questionário prévio para identificar as prioridades. Confira quais foram as temáticas abordadas, os palestrantes e a avaliação desses renomados profissionais com a iniciativa da Associação:
“Os desafios do Cuidar da Educação” – por Professora Pollyana Gama, consultora para elaboração da CT AMVALE Educação
“Cerca de 60% dos Gestores afirmam que os afastamentos aumentaram em suas redes de ensino. Queremos nossos educadores, presentes e sobretudo saudáveis, valorizados. Ações que promovam cultivo do autocuidado, bem-estar e saúde mental devem também compor as estratégias para avançarmos na qualidade educacional de nossa região.”
“Alfabetização em Regime de Colaboração” – por Professora Marcia Aparecida Bernardes, Coordenadora Estadual do Programa Alfabetização na Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo
“Vim como representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e tive o prazer de apresentar as ações de Cooperação Pedagógica do Estado com os Municípios. Quero parabenizar os municípios por essa iniciativa, uma vez que o Regime de Colaboração traz ótimos resultados para a Educação Paulista. Sucesso à CT AMVALE Educação e obrigada pelo convite.”
“Planejamento e Gestão de Recursos da Educação” – por Professor Cesar Callegari, Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA)
“A criação da CT Educação da AMVALE, é um passo importante para o desenvolvimento educacional da região. Neste último ano das gestões municipais, os Secretários de Educação devem ficar muito atentos aos recursos disponíveis para o seu trabalho e, sobretudo, cuidar de deixar um legado importante para a educação de suas cidades. Os avanços que as escolas e seus professores produziram nesse período precisam ser mostrados e compartilhados.”
“A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos” – por Gestor Público Matheus Prado
“Mais uma vez a AMVALE mostra toda sua preocupação e dedicação com os municípios e em especial com os servidores públicos. Promover oportunidades para falarmos de temas tão importantes, como é o caso da Nova Lei de Licitações, faz toda a diferença para que os Municípios tenham apoio e segurança nesse momento de transição da legislação. Foi um prazer poder partilhar com os colegas um pouco sobre o novo formato das compras públicas.”
Durante as palestras a reunião contou ainda com uma participação especial, remota devido a compromissos. O Professor Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, representante do Ministério da Educação do Governo Federal, evidenciou o mérito do encontro em tela com os presentes. “Para que a educação básica continue avançando e para que tenhamos a qualidade que desejamos para todas as nossas escolas, o Ministério da Educação precisa estar a serviço das redes públicas municipais e estaduais e essa é a visão do Ministro Camilo Santana e da nossa Secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt. Colaborar com a AMVALE e com cada gestor e cada gestora pública deste território será sempre uma prioridade para nós.”
A AMVALE agradece a todos os presentes, participantes e palestrantes, honrados pela confiança, disponibilidade e aceite de nosso convite para aprimoramento da Educação de nossas 39 cidades associadas. A Associação seguirá, ao longo de 2024, com outras programações e capacitações, fazendo cumprir nosso compromisso institucional.