Na última segunda-feira, 31 de março, a cidade de Taubaté/SP foi palco da cerimônia de transmissão de cargo da Presidência da Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE). O evento marcou a posse do Prefeito de Piquete, Rominho, como novo presidente da entidade, que assumirá a liderança da associação no biênio 2025-2026.
A solenidade contou com a presença do Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e de diversas autoridades regionais e estaduais, reforçando a relevância da união entre os municípios da região para o desenvolvimento conjunto e sustentável. A cerimônia teve como destaque a forte representação institucional, com a presença de representantes de 30 municípios, incluindo Prefeitos, Vereadores e Ex-Gestores, sinalizando o compromisso de todos com as pautas de interesse regional.
A mesa de honra foi composta por importantes nomes da política e da gestão pública, incluindo o Ex-Prefeito de Cruzeiro e Ex-Presidente da AMVALE, Thales Gabriel; o Delegado de Polícia do DEINTER 1, Fernando Schmidt de Paula; o Deputado Estadual Ortiz Junior; o Prefeito de Taubaté e anfitrião do evento, Sergio Victor; a Reitora da Universidade de Taubaté, professora Nara Fortes; o Presidente da RMVALE e Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; e o Presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Fred Guidoni.
Durante sua fala de posse, o novo Presidente Rominho destacou a importância do momento para sua trajetória e para a representatividade regional:
“É uma data especial para mim e para região, uma responsabilidade imensa assumida e que quero reafirmar neste meu compromisso. Independente de partidos, hoje somos um time. Saem as ideologias e visamos o bem-comum com a representatividade da região”, frisou o novo presidente da AMVALE.
Gilberto Kassab, por sua vez, reforçou o apoio do Governo do Estado à nova gestão e a importância da atuação municipalista:
“Hoje trago o abraço do nosso Governador Tarcísio, que nos pauta diariamente com o objetivo de sermos um governo municipalista, sempre atentos para atendê-los frente as demandas e necessidades locais. O Vale está em boas mãos com o Presidente Rominho, Prefeito incansável e extraordinário, e nossa presença aqui expressa o apoio e vontade para que juntos cumpramos as ações, desafios sejam implantados e sobretudo concluídos. Vamos mostrar para São Paulo e o Brasil que esta é uma das principais regiões do país”, destacou o Secretário.
Ao encerrar sua gestão como Presidente da AMVALE, Thales Gabriel refletiu sobre a missão cumprida e o novo ciclo que se inicia:
“Hoje é a finalização de um movimento que me propus quando assumi, em 2022, de unir as lideranças, gestões e partidos. Simbólico que estejamos aqui hoje, com a presença de atuais e ex-gestores, e agora está na mão de vocês. Com união e participação, entusiasmo, ajudando o Presidente Rominho, iremos compor a região a bem de nossas cidades e o nosso Estado. Prossigam unidos e a região estará mais forte”, destacou Thales.
Este momento não apenas marcou a transição de liderança da AMVALE, mas também reafirmou o compromisso da associação com o fortalecimento da cooperação entre os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A nova gestão, sob a presidência de Rominho, assumiu com a missão de dar continuidade às iniciativas já em andamento, promovendo um trabalho ainda mais integrado entre os municípios, com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e melhorias concretas para a população.
A cerimônia, que também celebrou o fechamento de março – mês em que a AMVALE completou três anos de sua fundação – destacou a trajetória de conquistas e o trabalho constante em prol da região. A nova liderança da AMVALE reforçou sua responsabilidade em dar sequência às ações prioritárias para o Vale e Litoral Norte, com a perspectiva de continuar avançando nas questões que impactam diretamente a qualidade de vida da população local.
Esse evento simbolizou um marco importante na história da AMVALE, com o olhar voltado para o futuro da região, com ênfase em uma gestão que promova o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável para todos os municípios associados.















