Reunião teve a participação de 22 municípios da região com palestras técnicas temáticas sobre fiscalização e boas práticas
A AMVALE – Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte reuniu na sexta-feira (6) as atuais gestões públicas municipais da região com as eleitas em um evento denominado “Transição de Governo: Orientações e Boas Práticas”, realizado em Taubaté – SP, com a presença e participação do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dr. Marco Bertaiolli, e do Procurador do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Thiago Lima.
O Presidente da AMVALE e Prefeito de Cruzeiro – SP, Thales Gabriel, destacou na abertura o olhar atento da Associação para o período transacional que as cidades brasileiras enfrentam. “Coroamos com essa agenda a jornada de eventos e realizações da AMVALE pautados no compromisso de praticar a boa política com resultados eficientes para as pessoas. Projetar o futuro das nossas cidades é projetar o futuro da nossa região com a responsabilidade e o olhar eficiente de nossos órgãos fiscalizadores. Com a adesão que temos significa que a nossa região está muito interessada em trabalhar conjuntamente, que a pauta abordada é muito importante, e eu tenho certeza que essa é a tônica da AMVALE de agora e será a tônica da AMVALE no futuro”, frisa.
O encontro foi patrocinado pela CAIXA,que também fez sua participação aos 22 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte presentes. O banco foi representado pela equipe gestora do Superintendente Regional Gilson Lira e apresentou sua atuação junto aos entes públicos, mostrando produtos e serviços com foco as Prefeituras Municipais: FINISA, CPP, PAC, MCMV, formatação de convênios, dentre outros.
Para o Conselheiro Marco Bertaiolli, “a trilha que estamos caminhando juntos há tantos anos em busca de uma gestão pública de qualidade enquanto administradores públicos, independente da função que estejamos nesse momento, têm por objetivo entregar para o cidadão do Estado de São Paulo a melhor política pública – seja ela de saúde, educação, assistência social – mas que seja de qualidade e efetiva”, frisou. Hoje no TCE-SP, Bertaiolli debruça seus conhecimentos ao fiscalizar e fazer cumprir a legislação. “O Tribunal de Contas hoje desempenha com honra a função orientativa, em reuniões como esta, fornecendo a maior quantidade possível de informações, conhecimento, para que todos os Prefeitos(as) façam aquilo que desejam, mas que faça bem-feito, acertando na conduta enquanto gestor público e levando à população os melhores benefícios da sua administração”, explica.
Prefeitos(as) atuais, eleitos(as), reeleitos(as) e os respectivos(as) Presidentes de Câmara Municipal de Vereadores, que são anualmente auditados pelos órgãos de controle e fiscalização do Estado de São Paulo conforme determina a Constituição Federal, foram convidados e marcaram presença. Na oportunidade, alguns Vice-Prefeitos(as) também prestigiaram a realização. O Procurador do Ministério Público de Contas, Dr. Thiago Lima, elencou em sua fala o que considera ser seguro para as administrações. “O roteiro seguro para uma boa gestão é seguir o Art. 37 da Constituição Federal, saber seus deveres e compromissos. Ter o cuidado da escolha de um bom profissional para a função de Controlador Interno e demais membros da equipe gestora também é importante”, finalizou.