
Recomposição das Aprendizagens - Lorena
Vencedor prêmio amvale
Prefeitura Municipal de Lorena
A Secretaria Municipal de Educação de Lorena, após estudo sistemático e análise dos dados do IDEB, estabeleceu um plano de ação com o foco em mitigar as defasagens ocasionadas pela Pandemia da COVID 19 especialmente no ciclo de alfabetização. Em regime de colaboração com a Secretaria de Educação do Estado de SP, por meio da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, foi estabelecida a parceria para a realização do projeto aprender juntos cujo o foco pautava-se em trabalhar as defasagens e o aprofundamento das habilidades essenciais para alfabetização.
Por meio de avaliações periódicas de escrita e leitura, realizou-se o mapeamento dos níveis de escrita e leitura, garantindo o progresso de todos os estudantes por meio de propostas colaborativas e desafiadoras, levando cada aluno a refletir, debater e construir seu próprio conhecimento, tornando-se protagonista de sua aprendizagem. As propostas do projeto eram desenvolvidas por meio de agrupamentos produtivos, uma estratégia metodológica que permite ao educador ser mediador do conhecimento, podendo circular entre os diferentes grupos formados, auxiliando de forma pontual cada criança, respeitando seu processo de aprendizado, personalizando o ensino.
As avaliações diagnósticas de fluência leitora e de sondagem de hipótese de escrita foram fundamentais para a realização do acompanhamento e planejamento das ações realizadas em sala de aula. Em consonância com a proposta citada acima, foi também realizada a parceria com o SESI, por meio do Programa Recompondo Saberes, que atuou na formação dos professores da Rede Municipal, com o objetivo de formar o professor para trabalhar com as habilidades essenciais, através de tecnologias educacionais, oferecendo avaliações diagnósticas para todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede, acompanhamento em sala de aula para os docentes e a oferta de material de orientação didática específico para os professores, o que permitiu o avanço na aquisição das habilidades essenciais dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, evidenciadas por meio das avaliações de acompanhamento e partilhados e debatidos com as Unidades Escolares para fins de constantes intervenções.
Essas parcerias contribuíram para a melhoria da aprendizagem e estão comprovadas por meio das avaliações externas de fluência leitora e do próprio IDEB. A Secretaria Municipal de Educação, com base nos bons resultados apresentados por meio do projeto aprender juntos e do programa recompondo saberes, estabeleceu seu compromisso em assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos buscando novas parcerias e oportunidades para garantir a alfabetização na idade certa, firmando o compromisso com o MEC por meio da adesão ao CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) que tem como objetivo principal garantir 100% das crianças alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental. Esse compromisso oportunizou a continuidade das formações para os docentes alfabetizadores trazendo reflexões sobre as metodologias e estratégias utilizadas em sala de aula principalmente para a formação de leitores, pilar para a alfabetização.
Além da formação continuada para os docentes, a SME investiu na compra de livros literários para o projeto de leitura das Unidades Escolares para que a leitura também pudesse se estender aos familiares dos estudantes, ampliando os saberes para além dos muros da escola, garantindo a parceria da família.
Contato: soniaquino.smel01@gmail.com /educacao@lorena.sp.gov.br
CRECHE Municipal MARIA ALICE - Lavrinhas
Prefeitura Municipal de Lavrinhas
O Município de Lavrinhas até o ano de 2022 não possuía Creche e assim, não cumpria a Legislação Federal nº 9.394 / 1996. O Executivo Municipal estava sempre empenhado em buscar recursos junto às esferas Estadual e Federal, porém não estava sendo contemplado.
Além disso, o Tribunal de Contas e o Ministério Público monitoravam a situação e clamavam por uma solução imediata. No mês de agosto de 2022 aconteceu a Fiscalização in loco do Agente do Tribunal de Contas e o Chefe do Executivo Municipal comprometeu-se a tomar uma atitude imediata para atender a demanda existente.
Desta feita a Prefeitura Municipal de Lavrinhas identificou um prédio público no Bairro Capela do Jacu e imediatamente solicitou a Secretaria de Planejamento e Obras que realizasse um estudo e elaboração de projeto de reforma do mesmo.
Contato: educacao@lavrinhas.sp.gov.br / vazaline070@gmail.com
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - Piquete
Prefeitura Municipal de Piquete
Contato: asocial.educacao@pindamonhangaba.sp.gov.br / greb.setor8@pindamonhangaba.sp.gov.br
Projeto Pé na Estrada - Redenção da Serra
Prefeitura Municipal de Redenção da Serra
O Pé na Estrada envolve todos os alunos da Rede Municipal de Redenção da Serra. Atualmente temos aproximadamente 70% de nossos alunos cadastrados em programas assistenciais do governo, e a mesma porcentagem de alunos residentes em zona rural. O projeto além de levar o aprendizado baseado em experiências reais fora da sala aula, também, contempla um lado social, pois proporciona aos nossos alunos uma bagagem na área cultural, social e de conscientização de preservação ao meio ambiente.
Ele acontece desde a 1ª ETAPA da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Cada etapa e série os alunos são levados à uma viagem específica relacionada ao currículo que estão estudando, por exemplo: A 1ª Etapa da Educação Infantil aprende em sala de aula sobre a vida dos dinossauros como tema principal e outros animais. Após a conclusão da temática que pode durar semanas ou meses (projetos), dependendo do interesse e desenvolvimento das aulas, levamos nossos alunos para o Projeto Selva na cidade de Taubaté, onde eles podem vivenciar o aprendizado de forma real, tocando, questionando, trocando informações com os colegas, monitores e professores. Já um outro exemplo é a viagem dos alunos do 3º do Ensino Fundamental que vão para cidade de Ubatuba, fazendo uma visita técnica ao projeto Tamar e em seguida vão para praia acompanhados de uma parceria com o corpo de bombeiros da cidade.
Nesta viagem eles também, vivenciam na prática sobre a vida marinha, os cuidados necessários com o meio ambiente e depois trazem esse conhecimento para dentro da escola e, também em suas residências. outras séries fazem viagens para museus, como o Cata-Vento em São Paulo.
Contato: educacao@redencaodaserra.sp.gov.br/ gabinete@redencaodaserra.sp.gov.br