Gastronomia

Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

O Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico realizado pela parceria da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba com a comunidade da Vila Turística de Pescadores e Maricultures da Praia da Cocanha, promove o contato com a culinária e o modo de vida caiçara, fomentando as atividades econômicas enquanto sensibiliza os visitantes acerca da importância da preservação dos ecossistemas existentes para a sequencia dos fazeres tradicionais. Instalada originalmente em local revestido por uma exuberante cobertura vegetal e cercado por uma rica fauna e flora aquáticas, a comunidade de pescadores e maricultores artesanais da Cocanha tem um modo de vida baseado principalmente na pesca. 

No início dos anos 2000, associaram-se para cuidar de interesses coletivos e trabalhar pelo desenvolvimento comunitário. A Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (AMAPEC) administra a maior Fazenda de Mexilhão do Estado de São Paulo. Sua produção, em uma área de 36 mil metros quadrados, pode chegar a 160 toneladas por ano. A Prefeitura de Caraguatatuba enxergou o potencial e motivou o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária na Vila. A AMAPEC encontrou no TBC a possibilidade de gerar trabalho e renda complementar, especialmente importante em determinadas épocas do ano, períodos de recuperação da produção ou de engorda dos moluscos. Atuando de forma familiar, a Comunidade organiza recursos humanos próprios para o desenvolvimento de atividades turísticas que apresentem seu fazer tradicional valorizando a cultura caiçara e gerando crescimento econômico para todos os associados. 

O Turismo de Base Comunitária oferece uma experiência única iniciada por uma palestra sobre Cultura Caiçara e Educação Ambiental. Então, é realizada uma aula prática, com uma demonstração de todas as etapas de manejo artesanal do Mexilhão e curiosidades sobre a Fazenda Marinha. Seguida de uma caminhada repleta de história e prosa caiçara até a restinga e o manguezal, que fazem parte da biodiversidade local, além da possibilidade de visitar a fazenda de mexilhões e mergulhar no entorno da Ilha da Cocanha. A visita termina com um tradicional almoço Caiçara, preparado com Mexilhões frescos. O lambe-lambe e o bolinho de mexilhão são dois dos pratos que compõem esse cardápio recheado de sabores e saberes locais.

No final do ano, o Festival do Mexilhão contribui para a complementação de renda ao proporcionar escoamento para produtos da Vila. Divulga a maricultura e promove a cultura caiçara. O artesanato, a canoa talhada, a rede tecida manualmente para a pesca artesanal, a música e a dança, como o Fandango Caiçara, expressão musical-coreográfica-poética e festiva, bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, encantaram mais de 5 mil visitantes em 2023. Com 13 edições realizadas, o evento fomenta o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

Contato:bruna.caldas@caraguatatuba.sp.gov.br / turismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

CHEF CARAGUÁ A iniciativa merece ser Chef Caraguá merece o prêmio porque a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Setor de Alimentação Escolar desde 2018 implantou o concurso Master Chef na Escola. Essa iniciativa contempla desde a ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável, ODS 3: Saúde e Bem-Estar, ODS 4: Educação de qualidade e inclusiva, ODS 10: Redução das desigualdades, bem como a valorização dos protagonistas escolares e gestão democrática. 

Com o objetivo de valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares promovendo uma alimentação saudável e adequada ao ambiente escolar e escolher a melhor receita dentro da temática proposta o concurso culinário “Chef Caraguá 2024” tem a receita vencedora e passará a integrar o cardápio da Rede Municipal de Ensino no próximo ano letivo. Em 2019 a primeira edição contou com a participação de 29 Unidades Escolares, 91 cozinheiras e mais de 1000 alunos da rede municipal. Com o objetivo de desenvolver um prato a base de pernil suíno para integrar o cardápio escolar o concurso foi um grande sucesso, muito envolvimento no processo e votação, superando as expectativas de todos os envolvidos. Na 2ª edição, em 2022 os inscritos utilizaram os temperos e hortaliças produzidos muitas vezes na escola para incrementar a receita de Cambuci, de forma saudável e que atendesse a legislação alimentar. 

No ano passado, 2023, o desafio foi realizar receitas com carne moída. Pensando na viabilidade e inovação, envolvendo a participação dos estudantes com todo o processo. Assim, devido ao sucesso alcançado, o Projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, os participantes, alunos da rede Municipal, desenvolveram um novo nome e logotipo para o concurso culinário. Já na 2ª fase, permanecendo o momento em que as cozinheiras como “mestres cucas” no desenvolvimento de uma receita inédita e saborosa para o cardápio escolar. O concurso culinário foi se aprimorando mantendo a parceria entre o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba com a empresa terceirizada Verdemais, responsável pela preparação da alimentação nas escolas municipais de Caraguatatuba. Para esse ano o concurso culinário “Chef Caraguá 2024” é aberto à todas as cozinheiras que tenham interesse em participar e, consequentemente, fazem parte do quadro de colaboradoras da empresa terceirizada Verdemais no município de Caraguatatuba. 

Cada Unidade Escolar participante, independente do número de cozinheiras, pode concorrer com 1 (uma) receita inédita, sendo que, as receitas inscritas deverão ser adequadas ao perfil nutricional da alimentação escolar, considerando faixa etária e necessidades das crianças e estudantes. A preparação da receita deve seguir as seguintes instruções como: utilizar o ingrediente principal do concurso culinário “Chef Caraguá 2024”, neste ano a proteína pernil em cubos; Todos os ingredientes utilizados na preparação da receita deverão ser os mesmos do uso diário da alimentação escolar. Não sendo permitida a utilização de temperos artificiais ou outros itens que não façam parte dos itens utilizados na alimentação escolar das escolas municipais de Caraguatatuba. 

A avaliação das receitas estará sob a competência de comissão julgadora composta por profissionais da área de nutrição e alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação e empresa terceirizada Verdemais, dentre os critérios de originalidade, sabor, apresentação do prato, possibilidade de reprodução do preparo, valor nutricional e adequação ao público-alvo. Na primeira etapa, a comissão julgadora selecionará as três melhores receitas. Na segunda etapa, as três melhores receitas serão avaliadas por meio de testes de aceitabilidade. As receitas serão reproduzidas em Unidades Escolares com número maior que 100 estudantes matriculados, diferentes das escolas finalistas onde as cozinheiras trabalham. Os estudantes experimentarão as três receitas, uma a cada dia, no horário do almoço. Realizarão a avaliação, ao final de cada dia, por meio do método escala hedônica facial, mista e verbal. A avaliação dos estudantes classificará as receitas finalistas. 

A vencedora do concurso é revelada em evento que acontece no Teatro Mario Covas e conta com a participação de todas as cozinheiras da Rede Municipal. Lembrando que a receita vencedora passa a integrar o cardápio da Rede Municipal de Ensino no próximo ano letivo. Todas as cozinheiras participantes do concurso “Chef Caraguá 2024” receberão certificado e medalha de participação.

Contato: soares.karina@uol.com.br