Inovação e

Tecnologia

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO

Este projeto merece ser premiado por sua capacidade de integrar educação, empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes. Através da parceria estratégica com o SEBRAE, ações concretas por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e muni-curso “empreenda rápido” e o desenvolvimento de habilidades da Cultura Empreendedora para toda a Rede Municipal, a iniciativa gera um impacto profundo na comunidade escolar, fortalecendo vínculos e promovendo a transformação social. Além disso, a Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas, que ocorre anualmente, integra alunos, professores, gestores, demais servidores e comunidade em prol da qualidade na Educação promovida por meio do empreendedorismo. O projeto foi idealizado para que os estudantes: • Desenvolvessem atributos e atitudes necessárias para gerência da própria vida (pessoal, profissional e social), pois ao cultivar habilidades como resiliência, planejamento e empatia, fortalecemos a vida pessoal, a vida profissional e a social, abrindo portas para o crescimento e o equilíbrio. 

Despertassem o espírito empreendedor em novas áreas de atuação, pois ao explorar novas áreas, nossos alunos abraçam a inovação, aprendem a identificar oportunidades e a transformar ideias em projetos, preparando-se para desafios diversos e a construção de um futuro promissor. Os resultados comprovam o sucesso da ação, pode-se ver que houve a disseminação de conceitos fundamentais de empreendedorismo, tais como iniciativa, persistência e planejamento, o projeto transformou as relações interpessoais, promoveu a inclusão digital e incentivou o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais para a cidadania ativa e o crescimento econômico sustentável (conforme evidências em anexo). Essa iniciativa relacionada a cultura empreendedora na Educação de São Sebastião – SP merece vencer o Prêmio por sua abordagem inovadora e impacto transformador na educação local. 

A inclusão do empreendedorismo no currículo oficial, foi respaldada por meio de decreto municipal, o que reflete o compromisso da cidade em preparar os alunos para o mundo empreendedor. A parceria estratégica com o SEBRAE viabilizou a capacitação dos professores e ofereceu recursos para desenvolvimento de habilidades empreendedoras nos estudantes. A realização da feira da cultura empreendedora evidencia, a cada ano, a integração entre escola e comunidade, promovendo a interação e a troca de experiências entre alunos, professores e empreendedores locais. 

O impacto positivo na formação dos estudantes, documentado por meio de registros e depoimentos, demonstra o êxito dessa iniciativa em estimular a criatividade, o pensamento crítico e a visão empreendedora dos jovens. Essa prática inovadora é um exemplo a ser seguido, inspirando outras cidades a adotarem estratégias educacionais que prepararão as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir de forma significativa no desenvolvimento socioeconômico local.

Contato: seduc@saosebastiao.sp.gov.br / eliana.arxer@educa.saosebastiao.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

A Linha Verde, instituída através da Lei Completar nº 620 de 11/07/19, é um corredor sustentável exclusivo para transporte público, pedestres e ciclistas, implantado em uma área onde antes existiam torres de transmissão de energia elétrica. A proposta da Linha Verde, além de ser um importante corredor de transporte público, é a de reurbanizar uma área que transpassa a cidade, sem se conectar a ela. 

O “linhão”, como é popularmente conhecido, é um dos elementos condicionantes ao desenvolvimento urbano municipal, pois dificulta a ligação entre as áreas lindeiras e a criação de uma malha urbana coesa. A utilização deste trecho desconectado do tecido urbano para uma utilização qualificada e que privilegia a mobilidade sustentável vai ao encontro das políticas de desenvolvimento sustentável instituídas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (Lei Municipal nº612/2018) e pelo Plano de Mobilidade Urbana (Lei Municipal nº576/2016). O projeto completo fará a ligação da Região Sul à região Leste, chegando até o Parque de Inovação Tecnológica. 

Atualmente o primeiro trecho, que conecta a região Sul, uma das regiões mais populosas da cidade, à região Central já está em funcionamento e contempla o corredor de transporte público, ciclovias e passeios, além da futura criação de 4 áreas verdes, que contribuirão para o incremento do índice de áreas verdes por habitante e, consequentemente, em maior conforto ambiental aos moradores da região. A área remanescente, não integrante do Corredor de Transporte, poderá, a partir do enterramento da fiação aérea, ser utilizada para fins urbanos, respeitados os parâmetros de usos e ocupação do solo da legislação vigente e atendida a exigência de destinar 5% da área para a habitação de interesse social. 

A urbanização na Linha Verde associada ao Corredor de Transporte promoverá a integração dos bairros hoje separados pela faixa de alta tensão, que dividem a cidade e geram poluição visual. No eixo de Mobilidade Urbana, a Linha Verde opera com Veículos Leves sobre Pneus – VLP – 100% elétricos, desenvolvidos para o município. São ônibus super articulados de 22m, modernos, confortáveis e seguros, com capacidade para 108 passageiros em pé e 60 sentados. As poltronas são estofadas e o veículo possui sistema de climatização, o que torna a viagem mais confortável, além de entradas UBS para uso dos passageiros. O embarque é através de portas pantográficas de 1,30m de vão livre, com embarque em nível, facilitando a acessibilidade. Pelo fato de serem veículos 100% elétricos, produzem menos ruído, menos trepidação e não emitem GEE ou particulados, preservando assim a qualidade ambiental e melhorando a experiência dos passageiros durante seu percurso ou enquanto esperam o ônibus nas estações. A Linha Verde é totalmente integrada ao sistema de transporte público municipal, e o pagamento pode ser realizado através do bilhete único ou através de cartões de débito ou crédito. 

Outra inovação é o acesso sem a necessidade de passar por catracas, tornando a entrada no ônibus mais confortável, especialmente para idosos, crianças e mães com bebês ou carrinhos. Apesar do pagamento ser através dos validadores, mas sem a barreira física da catraca, a média da taxa de evasão de pagamento é de menos de 0,1%. Transportando em média 125.159 passageiros por mês, a Linha Verde é uma opção sustentável, confortável, rápida e segura para uma das regiões de maior demanda por transporte público do município.

Contatos: carolina.anjos@sjc.sp.gov.br / valeria.teixeira@fundhas.org.br

Prefeitura Municipal de Ilhabela

O programa “Casa Caiçara” é um projeto habitacional municipal de cunho social e ambiental de sucesso que entregou entre 2022 e 2023 o total de 28 residências em diferentes comunidades tradicionais, resgatando a dignidade de famílias tradicionais caiçaras que viviam em situação de vulnerabilidade habitacional. O programa habitacional “Casa Caiçara” foi criado afim de preservar e valorizar as famílias caiçaras que vivem nas dezoito comunidades tradicionais do município, tirando da margem de vulnerabilidade e garantindo qualidade de vida em todos os âmbitos como moradia, saúde e integridade para as famílias de forma sustentável respeitando a cultura e o entorno. As comunidades tradicionais, ficam localizadas fora da área urbana e o acesso em sua maioria é realizado através de transporte marítimo, suas paisagens e mata atlântica quase intocadas guardam um pedaço do passado e preservam a cultura e o modo de viver do povo caiçara, a maioria de seus moradores vivem da pesca e da plantação sendo essas atividades sua maior fonte renda. 

As comunidades enfrentam alguns desafios como a falta de infraestrutura, como por exemplo, o acesso ao saneamento básico, distribuição de água potável e energia elétrica, as construções em sua maioria são estruturalmente precárias feitas com elementos construtivos naturais como troncos de árvores, bambu, taipa (pau a pique), sem o devido dimensionamento, mão de obra e emprego dos materiais. Por estes motivos a busca por alternativas que supram a demanda de forma eficiente por parte do poder publico municipal é essencial, e já foram adotas instalações de placas solares em parceria com a concessionaria, entre outras intervenções. Nesta busca nasceu o programa “Casa Caiçara” que procura atender e sanar a problemática de moradia, tratamento de esgoto, conforto e energia elétrica. Desta forma o projeto foi contemplado com sistema de placas solares que leva iluminação e energia para todos os cômodos da moradia inclusive para o chuveiro elétrico nos módulos sanitários, e ainda conta com biodigestores que trata todo o sistema de esgoto sem que haja despejo de forma irregular, além de outras técnicas constritivas e emprego de materiais sustentáveis como determina a norma. 

A Lei Muncipal nº 1.338/2018 que institui o programa “Casa Caiçara” determina que seja levado em consideração as seguintes diretrizes: I – O projeto deve considerar aspectos da tipologia tradicional da casa caiçara quanto a volumetria externa e compartimentação interna, e desempenhar conforto térmico e acústico. II – A construção deve ter conceitos de sustentabilidade através da utilização de materiais como: a) Madeira de reflorestamento de eucalipto autoclavado para a estrutura, esquadrias, madeiramento da cobertura, decks, pergolado e outros; b) Tijolo de solo cimento e reboco de solo cimento para a execução de embasamento, alvenaria externa e interna; III – A edificação deve ser contemplada com equipamentos para sua autonomia, como: a) Instalação de sistema fotovoltaico com fornecimento pleno de energia elétrica, em caso de inexistência de rede pública; b) Instalação de tratamento de esgoto e de água servida por biodigestor e sistema de sumidouro eficiente, em caso de inexistência de rede pública; IV – A construção deve seguir o projeto executivo de arquitetura, o projeto estrutural, o projeto elétrico e o projeto de instalações hidráulicas, a serem desenvolvidos antes do início da execução da obra. No ano de 2022 foram entregues um total de vinte residências nas comunidades, sendo elas quinze em Castelhanos, três na Praia Mansa e duas em Búzios.

Já em 2023 foi dado a sequência no programa iniciando pela praia da Comunidade tradicional Fome onde duas famílias foram contempladas com novas moradias, assim seguiu com a execuções de mais duas residências no Saco do Sombrio, uma no Bonete, uma na Figueira e mais duas em Búzios. Desta maneira a primeira etapa fora concluída mudando a vida de um total de vinte e oito famílias tradicionais que alimentam e preservam nossas origens. Todas as famílias viviam em situação de risco em suas residências que se encontravam em condições precárias estruturalmente, não havendo possibilidade de restauro e melhorias, por este motivo as casas foram demolidas e reconstruídas com um quarto ou dois, sala, cozinha, banheiro e área de serviço para que possam desfrutar e viver com conforto merecido.

Contatos: chefedegabinete@ilhabela.sp.gov.br / chefedegabinete@ilhabela.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Habilitação de Pindamonhangaba – DHB

Nossa iniciativa merece ser vencedora, pois alem de inovadora na gestão publica, realizou parcerias não encontradas em nenhuma prefeitura da região do Vale do Paraíba, aplicando na pratica ações sustentáveis em ESG. Os resultados em números e no impacto gerado na vida da população é mais uma justificativa, considerando que outras ações na região não conseguem se concretizar, permanecendo muitas vezes no plano dos projetos não executados. 

Por fim, vejamos alguns relatos que por si só, justificam o merecimento da premiação: idosa de 70 anos: a reforma que fizeram na minha casa mudou a minha vida literalmente… Tenho dois filhos deficientes e eles viviam na minha sala que era toda preta a parede e sem ventilação… Eles colocaram uma janela e porta nova, pintaram e colocaram forro… Nova vida para os dois e pra mim também… Obrigada moradora do bairro Araretama: com a van da Sabesp consegui economizar agua e negociar minhas dividas, evitando o corte que já tava quase acontecendo… Moradora do distrito de Moreira Cesar: a instalação dos painéis de energia do sol me ajudaram bastante, pois estou economizando muito… Hoje em dia posso gastar o dinheiro com outras coisas pra casa e minha família. Munícipe: eu fiz o pré-cadastro e tenho esperança que a prefeitura vai fazer mais casinhas pra
gente que não tem condições de comprar uma casa… Eu sei que la no bem viver foram feitos quase 2000 apartamentos, mas eu não fui sorteada… Tenho fé que ainda vou conseguir um lugar pra morar com meus 5 filhos. Muitos outros depoimentos que expressam o trabalho da secretaria municipal de habitação de Pindamonhangaba

Contatos: dhb@pindamonhangaba.sp.gov.br / habitacao@pindamonhangaba.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Potim

Em primeiro lugar trata-se de um marco histórico da cidade. Desde a sua fundação, Potim era uma das poucas cidades do Vale do Paraíba que não contava com água potável para os seus habitantes. E, quando a água chegava às torneiras, era carregada de amônia, alterando o seu cheiro, sabor e afetando diretamente a sua potabilidade. Essa iniciativa irá atender todo o território urbano, em especial na área de maior densidade demográfica do município. 

Com isso, a população terá acesso a água de qualidade e com disponibilidade, sem a necessidade de gastos extras com gás para a fervura e galões de água mineral para o consumo. Essas melhorias são atrativos para manter aquele que nasce ou escolhe viver em nossa cidade, permitindo que aqui, possam construir a sua história de vida. 

O projeto nasceu da concessão dos serviços públicos de água e esgoto por esta municipalidade, por outro lado, a empresa vencedora, Concessionária Águas de Potim, entrou com o investimento, implantação, execução e operação da nova estação de tratamento d’água.

Contatos: sima@potim.sp.gov.br / sima.potim@gmail.com

Prefeitura municipal de Guaratinguetá

Este projeto merece ser reconhecido por seus significativos resultados tanto no âmbito econômico quanto ambiental. A modernização não só trouxe uma economia substancial no consumo de energia elétrica, gerando uma redução de mais de 214 mil kWh por ano, como também contribuiu para a redução de emissões de CO2, equivalente ao plantio de mais de 500 árvores. 

A durabilidade das luminárias LED (com vida útil de 108.000 horas) também diminui drasticamente a necessidade de manutenção e reposição, trazendo benefícios a longo prazo para a cidade. Esses fatores demonstram o compromisso de Guaratinguetá com o consumo responsável e a sustentabilidade, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 12).

Contatos: lucas.rangel@guaratingueta.sp.gov.br / lucas.seelig.eear@gmail.com

Prefeitura municipal de Ilhabela

O projeto está diretamente alinhado com os Objetivos de Deseneolvimento Sustentivel da ONU, contribuindo para o acesso á água potável e saneamento (ODS 6), a vida na água (ODS 14) e a vida terrestre (ODS 15), açóes que demonstram o compromisso do atual governo de Ilhabela com o desenvolvimento sustentável, combinando crescimento econômico, proteção ambiental e bem-estar da população. 

Se destaca por sua grande complexidade e reievância para o municipio de Ilhabela, tendo em vista o tratameiito de esgoto ser uma ferramenta essencial para saúde pública, para preservação do meio ambiente, qualidade de vida, qualidade da água e balneabilidade das praias. Desta forma o projeto para implantação da Estação Terciária de Tratamento de Esgoto – ETE Feiticeira, permitirá a conservação e preservação do meio ambiente, beneficiando aproximadamente 4.160 habitantes.

Contatos: chefedegabinete@ilhabela.sp.gov.br / maria.biondi@ilhabela.sp.gov.br

Prefeitura municipal de Guaratinguetá

A iniciativa ‘Sistema de Recarga Elétrica Sustentável para Ônibus e Veículos Elétricos no Receptivo Turístico Zé-B em Guaratinguetá’ visa implementar uma infraestrutura de recarga para veículos elétricos, incluindo ônibus de turismo, no principal ponto de entrada de visitantes da cidade. Este projeto busca alavancar a sustentabilidade no setor de transporte e turismo, incentivando o uso de veículos movidos a eletricidade e alinhando-se aos compromissos ambientais globais. A recarga será feita com energia proveniente de fontes renováveis, como a energia solar, reforçando o compromisso de Guaratinguetá com a inovação verde e o turismo sustentável. 

Por que a iniciativa merece ser vencedora? A iniciativa merece ser vencedora porque promove uma transformação significativa no transporte turístico da cidade, oferecendo uma solução sustentável e inovadora. Ela reduz as emissões de CO₂, melhora a qualidade do ar, fortalece o turismo sustentável e proporciona economia operacional no longo prazo. Além disso, o projeto é replicável, podendo servir de exemplo para outras cidades turísticas do Brasil que buscam aliar tecnologia e sustentabilidade. Contexto e Necessidade da Iniciativa O Receptivo Turístico Zé-B é um ponto crucial de entrada para milhares de turistas que visitam Guaratinguetá, conhecida por suas atrações religiosas e culturais. O grande número de ônibus de turismo que chega ao local, majoritariamente movidos a diesel, gera impactos ambientais negativos, como a poluição do ar e alta emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a tendência global aponta para a eletrificação do transporte, com veículos elétricos ganhando popularidade como alternativa sustentável. Guaratinguetá precisava acompanhar essa transformação, adotando um modelo de mobilidade mais limpo e moderno. Área e Contexto de Atuação A área de atuação é o Receptivo Turístico Zé-B, localizado em Guaratinguetá, um ponto estratégico para o turismo da cidade e da região. A iniciativa abrange o desenvolvimento de infraestrutura para suportar a recarga de veículos elétricos, priorizando ônibus turísticos que circulam diariamente. 

Além de atender à demanda local, o sistema de recarga visa tornar a cidade mais atraente para turistas conscientes ambientalmente, reforçando o posicionamento de Guaratinguetá como uma cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável. Circunstâncias e Elementos que Motivaram a Realização A crescente preocupação com a emissão de poluentes e os custos elevados com combustíveis fósseis foram os principais motivadores para a concepção da iniciativa. O turismo religioso, um dos pilares econômicos da cidade, também estava sendo impactado pelo aumento das emissões de CO₂, que afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes. A adoção de veículos elétricos foi vista como uma solução natural para mitigar esses problemas, proporcionando uma alternativa econômica e ambientalmente correta. Parceiros Envolvidos A iniciativa contou com a colaboração de diferentes atores: a Prefeitura de Guaratinguetá, que liderou o projeto; empresas especializadas em energia renovável, responsáveis pela instalação dos sistemas de recarga e de geração de energia solar; e operadores de turismo, que estão sendo incentivados a adotar veículos elétricos em suas frotas. Também houve envolvimento de consultores ambientais, que auxiliaram no desenvolvimento de práticas de sustentabilidade para garantir que o projeto se alinhe às diretrizes globais de proteção ambiental. 

Conclusão O Sistema de Recarga Elétrica Sustentável para Ônibus e Veículos Elétricos no Receptivo Turístico Zé-B é um exemplo claro de como inovação tecnológica e sustentabilidade podem andar lado a lado. Ao incentivar o uso de veículos elétricos e fornecer infraestrutura adequada para suportar essa transição, Guaratinguetá se posiciona como uma cidade pioneira em turismo sustentável. A redução de emissões de CO₂, a economia financeira a longo prazo e o impacto positivo na qualidade do turismo local fazem deste projeto um forte candidato ao Prêmio AMVALE de Gestão Sustentável.

Contatos: lucas.rangel@guaratingueta.sp.gov.br / lucas.seelig.eear@gmail.com

Fundação de Saúde Pública de São Sebastião

São Sebastião, situado no litoral norte de São Paulo, é uma cidade com geografia e clima instáveis e vulneráveis, possuindo relevo acidentado típico da Serra do Mar, vastos recursos hídricos e uma economia baseada no turismo e na pesca, a cidade enfrenta regularmente eventos climáticos extremos, como deslizamentos e inundações. Esse contexto foi evidenciado no desastre de fevereiro de 2023, quando chuvas torrenciais causaram escorregamentos de terra na Vila Sahy, resultando em mortes, isolamento e desabrigamento. O projeto, então em operação ativa, respondeu a esses desafios, buscando, de forma otimizada e holística, mitigar os impactos do desastre e preparar a comunidade para que seja resiliente, não só em situações diárias, mas também durante eventos extremos. Parceiros e Atores Envolvidos O projeto envolve uma vasta rede de parcerias interinstitucionais e intersetoriais. 

A Prefeitura de São Sebastião lidera a iniciativa, com a participação direta das secretarias municipais de Saúde, Proteção e Defesa Civil, Segurança, Desenvolvimento Social, Educação, Serviços Públicos entre outros. Contou ainda com a colaboração da SABESP para garantir a infraestrutura de água potável, da Fundação Florestal para ações ambientais, além do apoio da comunidade local, que teve papel fundamental nas ações de resgate e assistência durante o desastre. Além disso, voluntários, profissionais de saúde e servidores públicos integraram a força-tarefa, enquanto as populações das áreas afetadas receberam suporte psicossocial e auxílio emergencial. A parceria entre esses atores foi essencial para garantir o sucesso do projeto, tanto nas fases de resposta quanto de reconstrução. 

Os resultados do projeto ‘Em Defesa da Saúde’ são expressivos e multifacetados. Entre as principais conquistas estão a instalação de sistemas de alerta precoce para evitar futuras tragédias, a reconstrução de infraestruturas críticas e o desenvolvimento de novos modelos de monitoramento climático e geotécnico. A população foi envolvida em programas de educação e treinamento para agir em emergências, enquanto simulados e planos de evacuação foram implementados para preparar a cidade. Adicionalmente, houve avanços significativos na saúde pública, com a inauguração de novas unidades de saúde e a reforma das já existentes, além de ações voltadas ao fornecimento de água potável e monitoramento sanitário. No âmbito psicossocial, a prefeitura implementou acompanhamento contínuo às famílias reassentadas, garantindo suporte emocional e psicológico. Essas ações articuladas resultaram em uma resposta rápida e coordenada, minimizando o impacto das tragédias e fortalecendo a resiliência da comunidade. A capacidade de adaptação demonstrada pelo município, por meio de medidas preventivas, reestruturação de serviços essenciais e fortalecimento do tecido social. 

Contatos: lipemoniz@hotmail.com / atencaobasica.fspss@gmail.com